Coleção Eva by Carla Destri
A coleção Eva foi criada no verão de 2017.
Projetada para refletir a leveza, o movimento e a cor da estação, a designer de joias Carla Destri (no caso, euzinha, rs) buscou inspiração nas formas e no movimento da natureza.
INSPIRAÇÃO
Apaixonada por gemas formadas por nácar (leia mais sobre isso clicando AQUI) desde pequena e ainda entusiasmada com o sucesso da coleção Ciça, que era confeccionada com pérolas, decidi que faria uma segunda coleção, ainda na mesma linha, porém com uma "pegada" mais sensual e jovial, menos formal que a coleção anterior.
Iniciei então um garimpo (literalmente) entre fornecedores para encontrar a gema e a forma que mais se adequavam ao meu desejo. Haviam algumas lapidações específicas para a madrepérola, mas quando vi o recorte da Costela de Adão, meus olhos brilharam: Era perfeita para a minha coleção!
Ela tinha tudo o que eu queria: formas orgânicas, o brilho furta-cor das pérolas, volume e ficaria perfeita em uma cabeça de ouro com contra-argolas, para garantir bastante movimento.
Foi o que fiz, em parceria com o atelier e os artesãos que são meus fiéis companheiros nessa caminhada.
Decidi então, confeccionar uma linha com duas joias; brincos e pendente.
PROCESSO DE PRODUÇÃO
Infelizmente, a transição da etapa de criação para o produto final é cheia de percalços.
A produção é, sem dúvida a fase mais complexa e que exige inúmeras tomadas de decisões. É o momento em que analisamos o que será priorizado e o que será eliminado do projeto: orçamento, conforto, prazo e etc.
Selecionei alguns arquivos que mostram um pouquinho desse longo processo:
Para conhecer outras produções do meu atelier inscreva-se no meu canal do YouTube
Na bancada do ourives: Esse detalhe do ouro vazado no centro da folha é feito totalmente à mão, o artesão aplica o caule de ouro que dá suporte à toda a joia e somente depois recorta no serrote, um por um, os buracos centrais da folha, como ilustra o vídeo.
PEÇA PILOTO
Na foto abaixo eu acreditava já ter em mãos a joia final, afinal era a terceira peça que produzíamos, mas ainda assim, depois dela, a coleção Eva sofreu pequenas alterações, tais como: tamanho da tarraxa, formato da cabeça dos brincos e as técnicas para o corte da lâmina de ouro no centro da folha foram aperfeiçoadas.
ESCOLHA DO NOME
Uma vez que a coleção estava pronta, era necessário escolher um nome.
Como o meu trabalho é direcionado para mulheres, achei por bem fazer um trocadilho com o nome da folha e, pessoalmente, gosto muito de nomes fortes e curtos.
Um dos significados atribuídos ao nome Eva, no hebraico, é "Cheia de Vida": exatamente a mulher que quero representar nessa coleção, alguém que brilha, que ama viver!
VARIAÇÕES PERSONALIZADAS
Minhas clientes já sabem: nas minhas mãos, tudo é personalizável!
A melhor parte do meu trabalho é poder atender às necessidades específicas de cada mulher. Sendo assim, penso e projeto cada joia atendendo a individualidade de cada cliente, ainda que a peça esteja dentro de uma linha, obedecendo alguns parâmetros, é possível atender certos desejos, sim.
A cliente faria a festa de aniversário da filha com o tema da sua personagem favorita: Moana.
Essa princesa da Disney vive em uma ilha da Polinésia e suas roupas e o cenário são repletos de temas naturais. Adornos e indumentária, tudo feito a partir de elementos da natureza. Os brincos da coleção Eva fariam a composição perfeita para o look da mãe!
Porém, ela queria os brincos em ouro rosé, por causa do seu tom de pele e preferência pessoal.
Voila
Aqui estão os brincos, exatamente como a cliente sonhou!
QUER MAIS DICAS?
Siga minhas redes sociais: