Translate

Por que não "vender" sua joia na Caixa?

JÁ PENSOU EM VENDER SUA JOIA NA CAIXA?

Se sim eu posso te dizer por quê você não pode vender sua joia na Caixa:

Porque a Caixa não compra a sua joia.

A Caixa faz um empréstimo, mediante o penhor da sua joia.

O QUE É O PENHOR

 Primeiramente: preciso esclarecer o que, de fato, é o sistema de penhor. 

Dicionário Aurélio:

substantivo masculino
- Garantia; o que garante o cumprimento de um dever ou obrigação.
- Caução; o que se oferece como garantia.

Logo, assim como especificado no dicionário, o penhor não é uma venda!

Ao penhorar uma joia de ouro, o cliente da instituição bancária toma um empréstimo com juros mais baixos que os praticados em outros produtos bancários e entrega o bem (ou os bens) como garantia.

Ou seja, parte-se do princípio de que o cliente pagará o valor tomado como empréstimo em parcelas mensais e ao final do contrato, mediante a quitação do empréstimo, ele poderá possuir sua joia novamente. 

Logo, a joia não foi vendida, apenas entregue como garantia, caso o valor tomado em empréstimo não seja pago. 

Por isso, o valor de avaliação na instituição bancária pode parecer baixo para quem toma o empréstimo, mas quero reforçar aqui que essa avaliação não é feita sobre o valor comercial, mas pelo peso do ouro e nada mais - desconsidera-se, inclusive, o valor das gemas preciosas.

O que está em foco na negociação bancária é um sistema de ganha-ganha; O cliente que precisa de dinheiro rápido, sem burocracia e a juros baixos, e o banco que precisa do lucro que terá com os juros do empréstimo.

Caso a dívida não seja paga, a instituição terá de arcar com armazenagem, segurança, processo de leilão e uma imensa carga burocrática até que esse bem seja arrematado em leilão e retorne para a instituição o valor devido pelo cliente.

Acredite, a Caixa não quer ficar com a sua joia!

Financeiramente, é muito mais interessante que o cliente pague as parcelas combinadas e retire o bem ao final do contrato.

O QUE É, DE FATO, COMPRAR UMA JOIA

Ao adquirir a joia em uma loja ou com um revendedor em sua casa, o cliente está pagando pelo valor percebido de mercado, acrescido de benefícios e comodidades, tais como localização, conforto, atendimento personalizado, embalagens para presente, entrega em domicílio e etc.

A venda de um bem de luxo vem sempre acrescida de inúmeras vantagens, tangíveis ou não, para o cliente.

Em tempo: O custo desses "mimos" no atendimento não tira o valor real do bem que é adquirido. Vale lembrar que o ouro é cotado na bolsa de valores e em tempos de crise sempre volta a ter as atenções voltadas para si e pode valorizar rapidamente (vide o que aconteceu durante a pandemia de coronavírus em 2020), portanto pode ser considerado um investimento bastante seguro.

Isso significa que, a longo prazo, a joia adquirida poderá atingir um valor a peso, superior ao pago no ato da compra. Acredite, joia de ouro é, e sempre será um excelente investimento, capaz de perdurar por gerações!

VANTAGENS EM PENHORAR UMA JOIA   

Se você precisa de dinheiro rápido, seja para quitar uma dívida de juros mais altos ou para investir em um novo negócio, o empréstimo com penhor de joia como garantia pode ser uma boa opção.

Se você tiver tempo, sugiro que acompanhe por alguns dias a cotação do ouro na Bolsa de Valores antes de fazer o penhor. Com um pouco de paciência, será possível conseguir melhores negociações no momento de fazer o seu empréstimo.

DEVO PENHORAR MINHA JOIA? 

Tenha em mente que essa é uma negociação em forma de empréstimo, e que o montante deverá ser pago por você em algum momento.

Portanto, o penhor só é uma boa opção em casos extremos, seja de dívida, seja de oportunidade. Pense, estude todas as possibilidades e JAMAIS tome uma atitude sem antes compreender exatamente tudo o que essa ou qualquer outra transação envolve. 

PREFERE VÍDEO?

QUER MAIS DICAS?

Siga minhas redes sociais: